Você está perdendo oportunidades porque vive focado demais em obstáculos?
A ponte entre o positivo e o negativo
Nos negócios, a maioria das pessoas foca no que não pode ser feito, em vez de focar no que pode ser feito. Elas se aniquilam mentalmente ao dizer a si mesmas: “Não vou conseguir falar com ele pelo telefone. Ninguém vai retornar minha ligação. Ninguém vai me empregar. Eu perdi a hora. Eu me esqueci. Eu não escrevi. Ninguém me disse”. Ou pateticamente: “Estou fazendo o melhor que posso”.
Pense como você se sentiria se alguém usasse com você as mesmas circunstâncias das quais você está choramingando. Você iria querer ouvir, ou iria querer evitar esta pessoa, custe o que custar? A resposta é óbvia. Mas há uma resposta melhor, e ela está na sua habilidade “de ser ou não ser” positivo.
(Eis a questão.) Se você focar na antecipação positiva e no desfecho positivo – então resultados positivos acontecerão.
Aqui estão 7,5 atitudes no trabalho que você pode fazer para manter o foco, a intensidade, o estímulo e o compromisso necessários para mudar sua direção de “Ai de mim” para “Uau, que vida boa!”.
1. Pare de culpar as circunstâncias pela sua situação. Não é a chuva, o carro, o telefone ou o produto – é VOCÊ. Você tem uma opção em tudo que faz.
Escolha uma forma melhor. Não ponha a culpa no caminho, mude-o. Não ponha a culpa na situação, mude-a.
2. Pare de culpar outras pessoas pela sua situação. Assuma responsabilidade por si mesmo e por suas ações. Se você está constantemente culpando outras pessoas, quer saber? Amigo, supere isso – não são elas.
3. Conheça melhor seu cliente efetivo ou potencial. Conhecer seu cliente é uma arma tão poderosa para evitar problemas quanto para lidar com eles.
Se você não consegue falar com o cliente potencial ao telefone, a falha é sua por não saber qual a melhor hora de encontrá-lo. Saiba a hora de ligar, saiba quando uma decisão deve ser tomada. Confirme duplamente cada compromisso.
4. Persista até obter uma resposta. Um cliente potencial respeitará um vendedor tenaz. Se são necessárias de 5 a 10 exposições para fazer uma venda, você tem o que é preciso para chegar lá? Mesmo que a resposta seja “Não”, pelo menos você sabe qual a sua posição.
5. Saiba qual a sua posição, ou qual deveria ser. Gerencie seu tempo. Almoce com um cliente, e não com um amigo. Mantenha registros perfeitos. Saiba o suficiente sobre seu cliente efetivo ou potencial, para que o follow-up seja fácil e interessante. Você está suficientemente organizado para conseguir a décima exposição e ter controle suficiente da situação para fazer a venda?
6. Trabalhe em suas habilidades todos os dias. Livros, CDs, seminários. Pode ser que você não leia livros suficientes nem ouça CDs suficientes. Eu o desafio a fazê-lo uma hora por dia. Uma hora por dia, sete dias na semana, por um ano é igual a mais de nove semanas completas de trabalho. Pense no que você poderia fazer para melhorar seu foco e sua base de conhecimento na próxima vez em que ligar a televisão despreocupadamente.
7. Oriente-se para soluções. Em vez de se afundar em seus problemas, porque você não passa o mesmo tempo trabalhando em soluções? Descobri que ser orientado para soluções tem feito mais por mim e por meu caminho para o sucesso do que qualquer outra estratégia. Todo obstáculo apresenta uma oportunidade – se você procura por ela. Se estiver ocupado demais, concentrando-se no problema, a oportunidade passará.
7,5. Pense antes de falar. As pessoas falam sem pensar, apenas para se arrepender do que disseram. Todas as vezes em que você estiver para envolver outra pessoa, pense rapidamente sobre o que você está para dizer. Como as palavras serão recebidas? E o que mais você poderia estar dizendo que criaria uma expressão mais positiva? A meta é um resultado ou resposta positivo. A ação parece simples, mas ela requer muita autodisciplina. Tente-a algumas vezes – você ficará pasmo com os resultados.
OPORTUNIDADE DE ATITUDE: Você recebeu um saco de cimento e um balde de água. Você pode construir um degrau (uma ponte) para subir ou um bloco para tropeçar.
A escolha é (e sempre foi) sua. Você está deixando passar oportunidades porque está muito focado nos obstáculos?